GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE TRÊS LAGOAS
CURSO – Introdução à Educação Digital
Público Alvo: Professores da STE da Rede Estadual
Carga Horária: 40 horas- 20 hs presencial - 20 hs à distância
Período: Início: 12/05/2008 a
OBJETIVO: Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
CRONOGRAMA
AULAS
objetivos
tempo
ATIVIDADES
Enviar aos cursistas antes do inicio do curso.
§ Obter dados detalhados dos cursista.
§ Preenchimento da ficha cadastral do cursista.(enviar antecipadamente para o cursista preencher.)
19/05/2008
1º
Encontro presencial de abertura do curso.
4 horas
§ Conhecer:
a) os integrantes da turma e as suas expectativas em relação ao curso.
45 min
§ Dinâmica de apresentação
§ Fala da Marlucia
§ Apresentação pessoal e expectativas em relação ao curso.
b) Objetivos do curso; plano do curso e o calendário das atividades.
15 min
§ -Apresentação do curso ( objetivos, carga horária, datas previstas para o curso em ppt).
§ Analisar os receios e dificuldades em inserir as tecnologias no cotidiano escolar.
45 min
§ Dinâmica: Resistências às tecnologias da informação
§ Ouvir a música Kid Vinil – Zeca Baleiro
§ – Discussão sobre a letra da música com a técnica do cochicho. Ou interpretar a música através de desenho tux paint
§ Relaxar a mente
10 min
§ Intervalo
§ Visualizar alguns recursos básicos do computador;
15 min
§ Leitura do texto 1 (salvo na pasta do curso_leituras): Tecnologiad no cotidiano: Desafios à incllusão digital –( páginas 5 e 8, fazer apenas uma explanação do texto)
§ Atividades de execução 1,2 e 3( Ligando e desligando corretamente o computador; exploração da área de trabalho do Linux Educacional: ícones, Barra de Atalhos; conhecendo as funções dos botões do mouse( páginas 9,10 ,12 e 11).
§ Familiarizar-ser com o processo de criação de pasta em ambiente Linux.
15 min
§ Atividade de elaboração 1 (5 na apostila) Criando a pasta do Cursista ( páginas 18 a 21)
§ Conhecer o editor de texto Writer .
§ Praticar a escrita diária por meio de registro em diário de bordo.
§ Conhecendo o editor de texto BrOffice.org.Writer:as Barras, os Botões com suas funções, as réguas. Os indicadores de limite do texto, o cursor do teclado.
§ Diário de Bordo – Registro das atividades (Salvar o texto com o formato odt )
Atividades 1 á distância
4 horas
§ Refletir sobre a utilização e a importância de computadores e da internet na sua vida e na educação;
§ Elaborar um texto contendo suas reflexões sobre sua visão de tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.
§ Assistir o Vídeo “ Dos Sonhos Aos Ares” ( Santos Dumont) .
§ Usando o Editor de texto Writer, Escolha um gênero textual para elaborar um texto de reflexão baseando se com a história do vídeo(Atividade de elaboração 3 e 4, página 17 e 24 ( dar modelos de gêneros textuais)).
§ * Texto deverá ser enviado por e-mail.
Elaborar uma proposta de publicação para ser trabalhada com seus alunos que deverá ser estruturada no decorrer do curso.)(Textos os recursos de edição).
§ Atividade de prática pedagógica 1 ( página32) Organizar uma publicação com seus alunos. Escolha o tema .Elabore sua proposta de acordo com o tema escolhido.E no decorrer das próximas unidades vá selecionando o matérial necessário(textos, apresentações,etc.)
§ Enviar o esboço da proposta por e-mail.
27/05/2008
4 horas
Unidade2
Navegação, Pesquisa Na
Internet E Segurança Na Rede
§ Introduzir o tema Internet.
15 min
§ Leitura e discussão do texto “A Metáfora do Lápis ( página 36 a 38)
§ Conhecer e fazer uso do software Iceweasel( navegador para a Internet
45 min
§ Navegação na Internet usando o Iceweasel.- Atividade de navegação 1 , 2 e 3.9( página
§
§ Navegar pela Internet com o software livre Icewealsel, de navegação, prevenindo-se
§ de riscos;
§ Identificar procedimentos de segurança na web
15 min
§ Leitura do texto : Segurança na Internet? Vírus de computador?( página 45 a 48.
§ Visitas as sites de download de antivírus freeware shareware.
§ Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet;
30 min
§ Leitura do texto: Como achar qualquer informação nessa montanha de dados?( página 50)
§ Atividade de Pesquisa 1 ( página 51) Escolhido o tema, faça uma pesquisa utilizando o buscador Google e organize uma lista de endereços virtuais descrevendo o que cada endereço oferece.
§ Armazenar os sites visitados no recurso de Favoritos do Navegador;
§ Criar um texto Hipertextual
15 min
§
§ Como armazenar os endereços que mais o interessam( página 58 e 59).
§ Atividade de prática 1( Inserir Hiperlink , página 61).
§ Exportar textos como arquivo do editor de texto comoPDF.;
§ Salvar o documento com outro nome no editor de texto.
10min
§ Atividade de Prática 2( Exportar documentos como PDF, página 62)
§ Construir um mapa conceitual.
§ construa um mapa sobre os conceitos que aprendeu sobre tecnologias na vida cotidiana e na educação, manejo do computador, navegador de Internet, programas de computador e outros aspectos que desejar.
§
10 min
§ Intervalo
UNIDADE 3-
Comunicação mediada pelo
Computador: correio eletrônico
§ Criar conta de e-mail num provedor gratuito;
§ - Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;
§ - Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares;
45 min
§ Atividade de Prática 1 ( Criação de e-mail no gmail
§ Criação da sua lista de contato anexando os e-mail da turma.
§ Envio de e-mail para comunicação entre os cursista da turma.
Atividades 2 á distância
4 horas
§ - Elaborar texto cooperativo por meio do correio eletrônico
§ Atividade a distancia1 e 2 página 63 e 64
§ Elabore um texto hipertextual sobre as possibilidades de aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares
04/06/2008
Atividade 4
Debate na rede: bate-papo, lista
E fórum de discussão, netiqueta
4 horas
§ Utilizar ferramentas de comunicação;
§ Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via internet: bate-papo/chat, fórum,
§ lista de discussão;
§ Enviar e receber mensagens eletrônicas, através do webmail, com vários destinatários;
§ Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas na escola
§ Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.
§ Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor-aluno;
§ Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação;
§ Dinâmica : Trabalhar em rede(página 62 – manual doformador.)
§ Atividade de pesquisa ( página 91) .
§ Atividade prática 1 ( página 102)
§ Regras de etiquetas para a internet : Netiqueta ( página 103)
§ Atividade de elaboração página 105.
Atividade 5
Elaboração e edição de textos
4 horas
§ • utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar
§ referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores,
§ salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm;
§ • conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de
§ onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que
§ utilizamos;
§ • enviar mensagens eletrônicas com anexos
§ • utilizar o Google Documents;
§ identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet
§
§ Atividade prática 1
§ Atividade prática 2
§ Atividade prática 3
§ Atividade prática 4
§ Leitura das reportagens:
§ - Copiar e colar pode? ;
§ - Fundador da Wikipedia alerta universitários sobre risco de erro da Folha Online ( página 142 a 144).
§ Editar o texto e envio por e-mail para os colegas de curso.
§
§ ?????
§
Atividade 3 à distãncia
4 horas
§ Conhecer as várias ferramentas virtuais de comunicação disponíveis na Internet.
o
§
§ Atividade á distância 1( página 152)Pesquise sobre as ferramentas virtuais de comunicação: o que são e quais são?
§ Atividade á distância 2( pagina 160)Após visitar e conhecer os sites indicados nas páginas158,159 e 160 Escolha um dos sites de pesquisa indicados, navegue pense numa atividade que gostaria de realizar com seus alunos ou em sua prática do dia-a-dia, utilizando esse site. Depois relate a experiência em seu blog, após estudar a Unidade 8 (Criação de Blogs).
§ Convite ao aprofundamento aos estudos da unidade( atividade optativa)página 161.
12/06/2008
Atividade 6
Apresentação para as nossa aulas
§ Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem;
§ Identificar características da linguagem visual, que os softwares permitem aproveitar
§ ao preparar apresentações;
§ Conhecer os recursos do site Slideshare;
§ Criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e depois os recursos
§ básicos do BrOffice Impress;
§ Transformar slides em panfletos, folhetos explicativos ou de eventos, cartazes, sobre um tema de sua escolha voltado para a escola em que atua
§
§ Leitura das páginas 165 a 167
§ Atividade de pesquisa 1 – Exploração do Slideshare ( página 169 a 171)
§ Atividade prática 1 – plano de produção de aprendizagem ( página 171)
§ Passo a passo de como elaborar uma apresentação no software impress ( página 172 a 194)
§ Atividade prática 3 – Crie uma apresentação de slides, usando o BrOffice Impress, em seminário para os seus alunos.( página 201).
§ Atividade prática 2 – Cartaz e folheto explicativo( página 200 e 201).
Atividade 4
À distância
4 horas
Inicio da Criação de blogs
§ conhecer características dos blogs;
§
§
§ Leitura: Algumas características dos blogs ( página 206
§ ATIVIDADE DE PESQUISA 1( página 207 e 209))
Unidade 7
Criação de blogs
4 horas
§
§ criar um blog;
§ visitar blogs de colegas e outras pessoas como repertório de possibilidades de escrita
§ digital;
§ Pesquisar e organizar um manual do blogueiros para facilitar os blogueiros iniciante.
§
§
§ Atividade prática1 – Criando o blog( página 211 a 215)
§ Atividade prática 2 – postagem no blog
§ ( página 221)Organize um manual e o glossário do blogueiro
20/06/2008
Unidade 8
Cooperação e interação em rede
4 horas
§ • Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem.
§ • Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores,
§ colaborando na produção de documentos textuais.
§ • Incorporar vídeos de sites que prestam serviços de armazenamento em documentos e apresentações de slides.
§ • Utilizar ferramentas do software BROffice Impress para criar e publicar textos no formato html para Web.
§
§ Leitura na apostila páginas 224 a
§ Atividade de pesquisa 1( página 228)
§ Atividade prática 1 ( página 229)
§ Transformando apresentação em html
§ Atividade 2 ( página 230)
§ Passo a passo página 230 a 237)
Unidade 9
Solução de problemas com planilhas eletronicas
§ • Criar planilhas eletrônicas.
§ • Refletir sobre o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização de
§ dados para solucionar problemas concretos.
§
§ Atividade prática 1( página 255)
§ Atividade de prática 2 ( página 264)
Atividade a distância
§ Finalizar a proposta de trabalho englobando as possibilidades de trabalho que aprendeu durante o curso.
§ Avaliar o curso e dar sugestões .
§
Atividade de finalização da proposta pedagógica de trabalho.
Avaliação do curso e sugestões,
bbbbbbbbbbbbbbbbb
nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário