


O homem em toda sua existência deixa marcas da sua evolução. Há pouco mais de cinqüenta anos, vivenciamos a chegada da primeira TV no Brasil. A partir daí, a evolução tecnológica avançou a passos largos.
... a educação passa por um momento de transição muito importante, uma vez que equipamentos eletrônicos disponíveis no mercado estão, finalmente, chegando aos poucos às escolas. A introdução das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na vida escolar, entretanto, requer um acompanhamento contínuo e comprometido, uma vez que os professores têm suas crenças sobre educação alicerçadas pelo sistema escolar ainda tradicional, as quais a maioria resistem em mudá-las.Os NTEs foram criados para dar sustentação pedagógica às escolas públicas, e , em Três Lagoas, foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1999 .
Na ocasião, apenas duas escolas de Três Lagoas receberam os micros para a montagem de suas salas de tecnologia, por esse motivo, os trabalhos do NTE ficaram restritos a capacitações de professores e funcionários administrativos da rede pública. A orientação pedagógica visando à integração das mídias no cotidiano escolar se restringia às duas escolas.
A maior parte do trabalho do NTE desta data até o final do ano de 2006 era de capacitar uma clientela que não tinha como exercitar as atividades com seus alunos. Assim, sem os computadores nas escolas, os professores não tiveram oportunidade de aplicar o que aprenderam no NTE.
Somente agora, no início do ano letivo de 2007 todas as escolas receberam os micros e nosdeparamos com um grande desafio: a maioria dos professores não se acha preparada para levar os alunos às STEs.
Além desse problema, sabemos que, naturalmente, no meio educacional, há uma resistência por parte dos professores a propostas de inovação educacional, especialmente quando estas se referem à inclusão das tecnologias de comunicação e informação.
Assim idealizamos nosso projeto monográfico: no primeiro capítulo: trajetória da implantação do projeto ProinFo em Três Lagoas – MS, desde a inauguração do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) até o dia de hoje.
Noutro capítulo, registraremos o resultado de uma pesquisa que relatará se os professores sentem-se preparados para montar projetos em suas disciplinas, usando a integração das mídias. Se utilizam a sala de tecnologia de sua escola, e, não utilizando, relatarem o porquê.
Uma vez traçado o perfil de nosso público-alvo, no capítulo seguinte apresentaremos a sustentação teórica para o planejamento, tendo em vista a importância do projeto visando uma ação.
Em seguida, apresentaremos os passos para as capacitações, visando a implementação das TICs nas escolas de nossa cidade. Procuraremos enfatizar a necessidade da capacitação dos profissionais, haja vista que essa carência pode afetar negativamente todo um trabalho.
... a educação passa por um momento de transição muito importante, uma vez que equipamentos eletrônicos disponíveis no mercado estão, finalmente, chegando aos poucos às escolas. A introdução das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na vida escolar, entretanto, requer um acompanhamento contínuo e comprometido, uma vez que os professores têm suas crenças sobre educação alicerçadas pelo sistema escolar ainda tradicional, as quais a maioria resistem em mudá-las.Os NTEs foram criados para dar sustentação pedagógica às escolas públicas, e , em Três Lagoas, foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1999 .
Na ocasião, apenas duas escolas de Três Lagoas receberam os micros para a montagem de suas salas de tecnologia, por esse motivo, os trabalhos do NTE ficaram restritos a capacitações de professores e funcionários administrativos da rede pública. A orientação pedagógica visando à integração das mídias no cotidiano escolar se restringia às duas escolas.
A maior parte do trabalho do NTE desta data até o final do ano de 2006 era de capacitar uma clientela que não tinha como exercitar as atividades com seus alunos. Assim, sem os computadores nas escolas, os professores não tiveram oportunidade de aplicar o que aprenderam no NTE.
Somente agora, no início do ano letivo de 2007 todas as escolas receberam os micros e nosdeparamos com um grande desafio: a maioria dos professores não se acha preparada para levar os alunos às STEs.
Além desse problema, sabemos que, naturalmente, no meio educacional, há uma resistência por parte dos professores a propostas de inovação educacional, especialmente quando estas se referem à inclusão das tecnologias de comunicação e informação.
Assim idealizamos nosso projeto monográfico: no primeiro capítulo: trajetória da implantação do projeto ProinFo em Três Lagoas – MS, desde a inauguração do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) até o dia de hoje.
Noutro capítulo, registraremos o resultado de uma pesquisa que relatará se os professores sentem-se preparados para montar projetos em suas disciplinas, usando a integração das mídias. Se utilizam a sala de tecnologia de sua escola, e, não utilizando, relatarem o porquê.
Uma vez traçado o perfil de nosso público-alvo, no capítulo seguinte apresentaremos a sustentação teórica para o planejamento, tendo em vista a importância do projeto visando uma ação.
Em seguida, apresentaremos os passos para as capacitações, visando a implementação das TICs nas escolas de nossa cidade. Procuraremos enfatizar a necessidade da capacitação dos profissionais, haja vista que essa carência pode afetar negativamente todo um trabalho.