
PIERRE LÉVY -
"Pierre Lévy nasceu na Tunísia, em 1956. É mestre em História da Ciência, PhD em Comunicação e Sociologia e Ciências da Informação. Lecionou em universidades de Paris e Montréal, é professor titular da cadeira de Pesquisa em Inteligência Coletiva na Universidade de Ottawa, no Canadá, e membro da Sociedade Real do Canadá – Academia de Ciências e Humanidades. Lévy é autor de uma dezena de obras filosóficas que tratam da comunicação na atualidade. É um dos mais importantes defensores do uso do computador, em especial a internet, para a ampliação e democratização do conhecimento humano. É o filósofo da cibercultura, do ciberespaço, da inteligência coletiva, do aprendizado cooperativo e da árvore do conhecimento.
Tecnologia para qual educação?
“O problema não está relacionado somente aos professores e a sua experiência pessoal, e ao fato de que eles não são tão fluentes em novas tecnologias quanto seus alunos. Um fator muito importante são as regras institucionais nas escolas e a cultura geral que prevalece na educação tradicional”. Com estas palavras, o filósofo francês Pierre Lévy, em visita ao Brasil, iniciou sua participação no encontro de trabalho promovido pelo Laboratório de Inteligência Coletiva da PUC-SP, pela Fundação Vanzolini e pela Fundação Telefônica, respondendo a um questionamento de um dos representantes das fundações que apresentaram seus trabalhos, acerca de como fazer para que os professores aceitem e permitam a utilização de ferramentas tecnológicas e a inclusão digital no dia-a-dia da escola.